Mesmo com os problemas, o festival foi realizado.
Neste ano o Festival Santa Cena , em sua sétima edição terá cinco dias ao invés dos tradicionais dez que teve nas outras edições. Devido a problemas com a captação de recursos da Lei de Incentivo a Cultura (LIC), a verba diminuiu. O evento não contou também com as tradicionais palestras, oficinas e exposições com a temática do festival.
Portanto, o Santa Cena não deixou de ser realizado devido ao empenho dos grupos e atores locais. Mesmo sem cachê, o público lotou o Theatro Treze de Maio. Os doze grupos teatrais emocionaram o público. A única exceção foi o espetáculo "Volta-Revolta", do grupo Saca-Rolhas Teatro e Cia. que foi encenado no Largo da Biblioteca Municipal Henrique Bastide.
O Santa Cena foi idealizado pela Associação dos Profissionais de Artes Cênicas (Aspac) e sua primeira edição foi em 2002. Um festival criado com o intuito de incentivar a produção teatral, revelar talentos e formar platéias para a arte.
No encerramento do festival, na ultima quarta-feira, o Secretário da Cultura de Santa Maria, José Zanella, falou sobre os problemas. “Quero lembrar o que eu disse na abertura do Festival, e que é uma das prioridades enquanto estivermos na secretaria. Nós temos agora a apresentação dos projetos da Lei de Incentivo a Cultura, e para este ano foi aprovado um valor e não foi possível a sua captação. Quero pedir aqui que para o próximo ano apresentem o projeto para o Festival Santa Cena que a captação de recursos será garantida", afirma Zanela.
Por Leandro Passos Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário