quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Enquanto isso o ensino...

Hoje fui posar na minha avó materna. Lá encontrei meu primo, que estuda na quinta série de um colégio publico de Santa Maria. Quando cheguei, ele veio bem feliz pedir minha ajuda nos temas de português. Está certo que não sou mestre em português, mas pelo menos os temas da quinta série eu pensava ser capaz de saber. Bom, eu fui ver as tarefas, era interpretação de texto,"ah muito fácil", pensei. Fui ler o texto e vi que me enganei, era uma língua inexistente, frases sem nexos, sem contexto, sem sujeito, com palavras que eu nunca ouvi falar na minha vida. E as perguntas então? Indecifráveis. Fiquei triste por não ter um mínimo conhecimento desta nova língua que estão ensinando às nossas crianças no ensino público. Claro que não são todos, eu peguei o exemplo de meu primo. Já minha irmã, que está na segunda série em uma escola particular, é bem diferente. O ensino chega e ser rígido demais,.Além de usarem polígrafos, imagens coloridas, professor de inglês, e outras regalias e mais. Mas de quem é a culpa? Do estado que contrata professores sem preparo para dar uma aula “nas coxas”? Dos professores que não ganham muito bem para se prepararem adequadamente? Ou de nós que ficamos sentados, olhando tudo isso acontecer e não fazemos nada? Você decide!

2 comentários:

Giulianno Olivar disse...

É phoda...! Mas é verdade! Baita foto, aliás! hahahaha

Lalah disse...

Concordo mplenamente contigo Bebê...O ensino público vai de mau a pior, e as chances desses mesmas crianças cursarem uma universidade diminuem gradativamente!!!

É tão injusto professore, formadores de seres humados, terem seu salário de piso mudado para o teto, enquanto outra distinta senhora assina o seu próprio aumento de 143% e ainda extingue o direito a greve....

Como diz nossa professora de história Paula, acordamos na época da ditadura e não sabemos...

Um beiju grande, meu querido e que tempos melhores cheguem em 2009, ou nas próximas eleições!