domingo, 24 de agosto de 2008

Um pouco da história do Futebol...


Apresentação:

Bom, não sou muito boa em me apresentar, então vou direto ao assunto: me chamo Larissa e com imenso prazer contribuirei para esse blog falando de História. Pra os que esperam ver aqui uma aula sobre a escravidão ou os templos e costumes antigos, recomendo que procurem em outro lugar, pois eu vou tentar explicar um pouco mais a fundo todo e qualquer assunto que seja aqui abordado por meus colegas, através de muita pesquisa e seriedade, mas nunca esquecendo do humor e entretenimento que todos procuramos ao navegarmos na Internet.

Em minha primeira contribuição, vou satisfazer a curiosidade dos amantes do futebol.

Como tudo começou...

O Brasil tem a fama de ser o país do futebol, mas contrariando aqueles que pensam que esse esporte milenar nasceu aqui, digo com segurança que não há como constatar com certeza qual o país de origem do futebol.Há indícios que mostram que um esporte semelhante era praticado na China Antiga, no Japão Antigo, na Grécia e em Roma depois que estes a dominaram.
Os registros mostram que por volta de 3000 a.C na China os militares chineses praticavam uma espécie de treino, após as guerras formavam equipes para chutarem as cabeças de seus inimigos. Com o aprimoramento as cabeças foram substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. As equipes eram formadas por oito jogadores cada, a finalidade era passar a bola de pé em pé sem deixá-la cair no chão e levá-la para dentro de duas estacas fincadas no chão, estas por sua vez eram ligadas por fio um fio de cera.

Já no Japão foi desenvolvida uma técnica muito parecida com o futebol atual, que era chama de Kemari. Esta era praticada pela corte do imperador japonês, o Kemari acontecia em um campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola do jogo era feita com fibras de bambu, com regras estabelecidas, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Alguns historiadores dizem ter encontrado relatos de que houve jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.

Os gregos, por sua vez, criaram um jogo chamado Episkiros. Neste esporte soldados gregos dividiam-se em dois grupos com nove jogadores cada, que jogavam em um campo retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores também militares, faziam uso de uma bola feita de bexiga de boi cheia de terra ou areia. Os jogos que ocorriam em Esparta necessitavam de campos bem maiores, já que os jogadores formavam um número de 15 para cada uma das equipes.

Quando os Romanos dominaram a Grécia eles assumiram o Episkiros, porém o jogo passou a ter um caráter bem mais violento do que o descrito acima.

Na Idade Média:

Outro esporte muito parecido com o futebol era o Soule ou Harpastum, este era praticado com muita violência na Idade Média também por militares que eram divididos em duas equipes: atacantes e defensores. No jogo eram permitidos pontapés, rasteiras, socos e outros tipos de golpes. Alguns relatos mostram que houve até mesmo mortes durante as partidas. Cada equipe contava com 27 jogadores que tinham funções diferentes como: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes.

Na Itália Medieval surgiu um jogo denominado como Gioco del Calcio. O esporte contava com praças e não campos, onde os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nas duas extremidades da praça. Novamente a violência tinha vazão entre os participantes, pois estes levavam para a partida suas questões sociais típicas da época.

Em função do barulho, da desordem e das agressões, o rei Eduardo II acabou por decretar a proibição dos jogos e a prisão daqueles que não acatassem a nova norma. Mas o jogo não teve fim, pois integrantes da nobreza criaram uma nova versão da técnica, que agora incluía regras que não permitiam violência. Cerca de 12 juízes ficavam encarregados de se fazer cumprir as regras da nova versão.

O futebol desembarca na Inglaterra...

Segundo pesquisadores o Gioco del Cacio desembarcou na Inglaterra por volta do séc. XVII. Na Inglaterra o jogo ganhou novas regras e foi sistematizado e organizado. A medida do campo deveria ser de 120 por 180 metros e em cada uma das duas pontas seriam colocados dois arcos retangulares com o nome de gol. A bola de couro, agora era enchida com ar. Com regras claras e objetivas o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Pouco a pouco foi se popularizando.

No ano de 1848, durante uma conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código para de regras para o futebol.
No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro), este seria o único que poderia pôr as mãos na bola, com a intenção de impedir que esta entrasse no gol.
Em 1875 o tempo da partida foi estipulado em 90 minutos.
Em 1891 foi estabelecido o penalti, para punir a falta de regras dentro da área.
Só em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.
O profissionalismo no futebol surgiu a partir de 1885, e no ano seguinte, na Inglaterra, foi criada a International Board, entidade com o objetivo principal de mudar ou criar novas regras para o esporte quando necessário.
Em 1888 a Football League foi criada com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.
No ano de 1897, uma equipe inglesa chamada Corinthians participou de uma excursão fora da Europa, o que contribuiu para que esse gosto se espalhasse pelo mundo.

No ano de 1904 fundou-se a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association), que organiza tudo até hoje no esporte. A FIFA é responsável por campeonatos como: Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana, Copa da UEFA e é claro a Copa do Mundo, entre outros.


No Brasil...

A primeira bola de futebol chegou no Brasil em 1894 pelas mãos dom paulistano Charles Miller (a foto que está ao lado), que ao viajar para a Inglaterra aos nove anos aprendeu as regras do esporte.
O primeiro jogo de futebol do Brasil aconteceu em 15 de Abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que se mantinham em São Paulo.
O jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DA GÁS X FERROVIÁRIA SÃO PAULO RAIL WAY.
O primeiro time a ser formado no Brasil foi o São Paulo Athletic, fundado em 13 de maio de 1888.
No início o futebol era praticado apenas pela elite, sendo também proibida a participação de negros em times.
Em 1950 o Brasil perdeu o título para a seleção do Uruguai. O jogo aconteceu no Maracanã e o resultado foi: Brasil 1 x 2 Uruguai.

Copas do Mundo em que o Brasil foi campeão:

Em 1958 na Suécia.
Em 1962 no Chile.
Em 1970 no México.
Em 1994 nos Estados Unidos.
Em 2002 no Japão/Coréia do Sul.


Obs: A próxima Copa do Mundo será realizada na África do Sul em 2010 e em 2014 o evento será sediado no Brasil.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Esportista do boteco

Esporte não é minha área, mas gostaria de abrir os comentários esportivos com uma critica ao Jornalismo Esportivo. Primeiramente por estar ficando uma cópia, muito mal feita, do estilo inglês. Ou seja, não mais o futebol e sim a fofoca.
Quem não sabe hoje da barriga do Ronaldo, da péssima forma do Adriano, ou de alguma briga que aconteça fora dos treinos e até mesmo do esportista que sai à noite para se divertir.
Além de o Jornalismo Esportivo não ter nada de esporte e sim Futebol, porque não mudamos o nome para Jornalismo Futebolístico? Um exemplo bem simples, vá no Google, bote "jornalismo esportivo" e veja quantos sites aparece de futebol, se você conseguir achar algum de vôlei, basquete, tênis, handebol, etc... é um vencedor.
Até o livro do jornalismo esportivo, que a imagem está ao lado, escrito por Paulo Vinicius Coelho, adivinha o que tem na capa? Você sabe identificar essa imagem? Um jogador de futebol? Quem acha que é um jogador de futebol acertou.
Sem Comentar no monopólio comandado por uma emissora de TV, onde muitos jogos tem que ser as 22 horas atrapalhando o sono de muitos trabalhadores brasileiros. Mas isso não vem ao caso, eu só quero um jornalismo mais limpo, sem fofocas. Já que tudo envolve o Futebol, que seja pelo menos o verdadeiro futebol, limpo, sem opiniões pessoais, mas só o que aconteceu no jogo. Se não em vez de fazer a faculdade de Jornalismo eu irei Criar a faculdade de "fofocaismo", assim pode surgir pensadores com técnicas de fofocas brasileiras e não imitações.